Ministério Público do Ceará acionou Justiça para prefeitura de Choró realizar concurso público no prazo de 180 dias
A prefeitura de Choró, um município do Sertão Central do Ceará com pouco mais de 12 mil habitantes deverá realizar concursos público para diversos cargos após o Ministério Público do Ceará constatar que, conforme informação oficial da prefeitura, em julho de 2024, a administração municipal contava com 339 servidores efetivos, sendo 74 comissionados, e a maioria, 277, temporários.
Após constatar o número elevado de servidores temporários, tendo disso o último concurso realizado faz mais de 20 anos, o promotor de Justiça Aureliano do Nascimento Barcelos, titular da Promotoria de Justiça Vinculada de Choró, ajuizou ação, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, para que a prefeitura de Choró deflagre realização de concurso público no prazo de 180 dias.
Ainda conforme divulgação no site oficial do Ministério Público do Ceará, na ação, o representante do Ministério Público solicita que os temporários irregulares sejam substituídos pelos aprovados no concurso, e caso haja descumprimento da decisão judicial, a prefeitura deverá pagar multa diária de R$ 10 mil.
Imoralidade política
A maioria das prefeituras brasileiras opta pela contratação de servidores temporários em razão de interesses eleitoreiros. Prática comum e imoral, no período eleitoral, os candidatos, a prefeito e a vereador, prometem empregos em troca de votos. Eleitos, vereadores barganham com seus prefeitos cargos na administração municipal. Os opositores temporários são demitidos, e os efetivos, perseguidos.
Por Alex Pimentel
Siga @tvsertao,net_oficial no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, desde que não manipulados maliciosamente.