Violência política aumentou 150% em dois anos no Ceará segundo pesquisa divulgada pelo Diário do Nordeste
Edição publicada no Diário do Nordeste nesta quinta-feira, 26 de dezembro, sobre os números da violência na política no Ceará, aborda casos registrados no Estado. Foram 35 entre novembro de 2022 e outubro de 2024. Os dados são da Pesquisa Violência Política e Eleitoral no Brasil.
Esses números apontam o Ceará como segundo estado mais violento politicamente do Nordeste. Junto com Pernambuco, fica atrás apenas da Bahia, com 57 casos. No Brasil, atingiram 714 registros. A maior parte deles ocorreu em 2024, ano de eleições municipais. De janeiro a 27 de outubro, com 558 ocorrências.
Veja a reportagem completa da jornalista Luana Barros no Diário do Nordeste > Casos de violência política no Ceará aumentam 150% em dois anos; estado é o 2º do Nordeste em número de ocorrências
Números oficiais
Entretanto, a Pesquisa Violência Política e Eleitoral no Brasil registra apenas os casos oficiais, ou de relevância, como lesões graves e homicídios. Pelas divulgações nas redes socais o percentual é pelo menos 300% superior.
Somente em setembro, período do 1° turno eleitoral, 34 pessoas foram presas preventivamente por suspeita de extorquir candidatos, ameaçar eleitores e até interferir nas campanhas, com envolvimento de facções criminosas.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, desde que não manipulados maliciosamente.