Quixadá e Quixeramobim atuam para assegurar aporte econômico com implantação da Transnordestina
Quixadá e Quixeramobim, as duas maiores cidades da região Centro do Ceará, tanto pelo aporte territorial como econômico, se articulam politicamente para assegurarem desenvolvimento através da ferrovia Transnordestina, que se tornará principal corredor de escoamento produtivo do nordeste brasileiro.
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, aguarda na segunda-feira, 9 de dezembro, visita do governador do Estado, Elmano de Freitas, no distrito de Juatama, onde foi instalada a usina de biodiesel da Petrobrás, atualmente desativada. A ferrovia cortará o distrito localizado a 17 quilômetros do Centro da cidade.
Próximo à Juatama será instalada uma mineradora, de extração e pré-produção de lítio. A extração mensal, estimada em 150 mil toneladas do mineral, terá como destino os mercados da China, Alemanha, Canadá, Arábia Saudita e Índia. O transporte, até o Porto do Pecém, será pela Transnordestina.
Na cidade vizinha, Quixeramobim, o prefeito Cirilo Pimenta deverá receber representantes de uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. O objetivo é alinhar a instalação do complexo no porto seco da Transnordestina e assegurar mais investimento e empregos no município com maior potencial industrial da região.
Transnordestina
A malha ferroviária denominada Transnordestina, nome da empresa responsável pela sua implantação e administração, de transporte de cargas, foi projetada para ligar o Porto do Pecém, no litoral cearense, e o Porto de Suape, em Pernambuco, ao município de Eliseu Martins, no Piauí. A ferrovia terá extensão total de 1.753 quilômetros.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, desde que não manipulados maliciosamente.