Quixadá se articula para implantação de terminal de cargas ferroviárias da Transnordestina
Conscientes das suas potencialidades econômicas atuais, a prefeitura de Quixadá, juntamente com representantes da Federação Agropecuária do Estado do Ceará (FAEC) e empresários do setor da avicultura local, trabalham pela implantação de um terminal de cargas neste município do Sertão Central.
Na sexta-feira (19), o portal de notícias Monólitos Post divulgou que representes da Transnordestina se reuniram com empresários do setor avícola de Quixadá, da prefeitura e da FAEC, onde iniciaram o planejamento da implantação de um terminal de cargas ferroviárias na cidade, principalmente de grãos, com escoamento para toda a região.
Conforme o presidente da FAEC, agropecuarista Amilcar Silveira, Quixadá se destaca como polo avícola regional, com o funcionamento de grandes granjas no Município. Na avaliação dele o posto de carga e descarga ferroviário reduzirá os custos do principal insumo das aves, o milho.
“O que interessa a Quixadá é o movimento de cargas para o seu desenvolvimento econômico. A nossa matriz rodoviária, cara, prejudica e aumenta os preços dos produtos. A ferroviária tem que ser naturalmente 50% mais barata”, ressaltou Silveira.
O Piauí, na rota da Transnordestina, é um grande produtor de grãos e quando a ferrovia estiver concluída, cruzando o Ceará, poderá abastecer com mais eficiência e economia a região. A estrutura deverá incrementar e ampliar a produção avícola em Quixadá e até municípios vizinhos.
A proposta partiu do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, mas essa meta deverá demorar ainda alguns anos para ser alcançada, pelo menos seis A ferrovia Transnordestina precisa ser concluída.
Porto Seco
Ainda conforme Amilcar Silveira, o Sertão Central não possui produção o suficiente para exportação, que viabilize a instalação de um Porto Seco na região.
Como o Porto Seco é um porto alfandegário, há necessidade de instalação de posto da Receita Federal e do Ministério da Agricultura, para liberação de produtos para o exterior.
Um dia antes da reunião em Quixadá a prefeitura de Quixeramobim havia anunciado a concretização da instalação do Porto Seco naquela cidade > Porto Seco com área de 150 hectares de área para carga e descarga da Transnordestina será instalado em Quixeramobim (CE).
Siga a TVSertao.net nas redes sociais, no Instagram, no Facebook e no YouTube.