Quixeramobim pretende superar recorde de maior queijo coalho do mundo produzido em Jaguaribe com 1.930 quilos
O recorde de maior queijo coalho do mundo não pertence mais a Quixeramobim, município com enorme potencial leiteiro do Ceará. No 15° Festival do Queijo Coalho, realizado em Jaguaribe, outro município de produção com destaque nesse setor, onde os pecuaristas produziram um queijo com 1930 quilos. A marca supera os 1.480 quilos da especiaria produzida em 2022 no município rival.
Para os produtores de Quixeramobim, a diferença de 450 quilos não é um obstáculo, pode ser superado facilmente no sadio desafio do Sebrae Ceará, nas feiras pecuárias realizadas no estado. Com rebanho leiteiro superior a 90 mil animais, facilmente os produtores podem ordenhar em um único dia 20 mil litros de leite, três mil a mais em relação ao volume captado em Jaguaribe.
De acordo com o pecuarista Renato Cosmo, representante do grupo produtor Beira de Pista, Quixeramobim produz atualmente mais de 250 mil litros de leite por dia. “Essa marca é nossa e sempre será nossa. No próximo desafio do Sebrae vamos reconquistar esse título, é uma demonstração da nossa potencialidade e união.
Os produtores elogiam o Sebrae Ceará, a anos se dedicando a “impulsionar a inovação e a excelência na produção de laticínios no Estado, fortalecendo a economia local e destacando a qualidade dos produtos regionais”. Além do desafio, o festival incluiu julgamentos de queijos e outros produtos lácteos, divididos em três categorias principais: Queijo Maturado, Queijo Coalho Tradicional e Produtos Lácteos Diversos, com a participação de representantes de todo o estado.
Os concursos gastronômicos são outra marca do Sebrae Ceará nos festivais leiteiros, incentivando a criatividade na culinária regional.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net