Empresários do segmento turístico de Quixadá (CE) reivindicam a criação de Plano Diretor Municipal para o setor
“Desenvolver um Plano Diretor de Turismo: com o apoio do trade turístico, criar um plano estratégico que identifique os principais atrativos turísticos, definir metas claras e estabelecer ações para a promoção do turismo no município; inserir no quadro de funcionários da Secretaria de Turismo, um turismólogo, um técnico, para contribuir no desenvolvimento de um turismo planejado e sustentável;”
Essa foi a primeira reivindicação, de um total de 10, apresentada por empresários do segmento turístico de Quixadá ao prefeito, médico Ricardo Silveira, ainda no período de campanha eleitoral. O atual gestor foi reeleito e com a maior diferença histórica eleitoral no município entre adversários, com quase 70% dos votos.
Agora, os empresários anseiam pelo breve início dos trabalhos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de elaboração do plano diretor, em razão de a atual gestão continuar seu trabalho pelos próximos quatro anos. A expectativa é de nos próximos meses este plano esteja definido oficialmente, com início das ações ainda no primeiro semestre de 2025.
A cada semana a TVSertao.net abordará as outras reivindicações do trade turístico de Quixadá.
Atrativos turísticos
O Açude Cedro e a Pedra da Galinha Choca, a Gruta Evangélica no entorno do açude, o Morro do Urucum e o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Santuário de São Francisco e sua gruta; a Pedra do Cruzeiro; o Chalé da Pedra e o Memorial de Rachel de Queiroz; o Museu Jacinto de Sousa e a capela do Sagrado Coração de Jesus, o primeiro templo religioso da cidade, essas são algumas das atrações turísticas públicas de Quixadá estando a mais distante a pouco mais de 10 quilômetros do Centro da cidade.
A Fazenda Magé com seu restaurante natural e a sua Barriguda, como é conhecida essa enorme paineira, secular; a Fazenda Não Me deixes, da escritora Rachel de Queiroz; o parque ambiental do Pedra dos Ventos Resort, os restaurantes caipiras no entorno da cidade, com cardápio tipicamente local, são opções para quem está disposto a pagar pelos serviços.
Além dessas opções, acompanhados de guias especializados, os turistas podem se aventurar nas trilhas ecológicas da Pedra da Galinha Choca, da Pedra do ET, da Psicose, da Caverna dos Ventos, da Pedra da Foca na Fazenda Catavento, tem até a trilha da Pedra da Piroca; e quem gosta de mais adrenalina pode voar de parapente decolando da rampa do Morro do Urucum, ao lado do Santuário, ou do Pedra dos Ventos, no distrito de Juatama.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net