Febre oropouche transmitida pelo mosquito maruim está a menos de 70 quilômetros de Quixadá (CE)
Os moradores de Quixadá, onde está concentrada a maior população do Sertão Central, com mais de 90 mil habitantes, conforme dados do IBGE, já devem ficar alerta ao mosquito marium, transmissor da febre Oropouche.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) a doença se espalha pelo Maciço de Baturité e já chegou a Capistrano, com 62 contagiados. O município fica a menos de 70 quilômetros de Quixadá.
São Bernardo e Juá, mais próximos de Capistrano, a cerca de 30 quilômetros, poderão ser as primeiras comunidades afetadas, já que de acordo com a Sesa, a maioria dos 227 pacientes contaminados no Estado são moradores de zonas rurais.
Os sintomas mais frequentes entre os pacientes, na maioria jovens e adultos, com idades entre 30 e 49 anos, são: síndrome febril, quase sempre acompanhada por dor no corpo e dor de cabeça, podendo ser muito forte, náuseas e vômito.
De acordo com a Sesa, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com o mosquito: usar telas nas portas e janelas; limpar terrenos e locais de criação de animais; recolher folhas e frutos que caem no solo; usar roupas que cubram a maior parte do corpo, sapatos fechados e aplicar repelente nas áreas expostas da pele.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net