O temporal registrado em Quixadá, no fim da tarde deste domingo (10), continua sendo o tema principal nas redes sociais desta cidade, principalmente pelos prejuízos materiais atribuídos à chuva, apontada em pluviômetros caseiros como sendo entre 100 e 110 milímetros.
Todavia, conforme divulgação feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apresentada pela meteorologista Rafaela Gomes, a pluviometria oficial e real, foi de 72,8 mm, sendo 31,8 mm a menos e que o anunciado em Quixadá ainda no domingo.
Mesmo assim, observado o histórico pluviométrico do Município, onde a média nesta época do ano costuma ser de 30 mm no intervalo de 24 horas, no domingo foi 160% acima do normal em aproximadamente uma hora de chuva.
Conforme a Funceme choveu em 84 municípios no intervalo de 24 horas, das 7h do domingo às 7h desta segunda-feira. A maior chuva, 120 mm, foi registrada em Cruz, seguida de Quixadá, na sede, 72,8 mm, no Açude Pedras Brancas 59,4 mm e no posto pluviométrico do IFCE, próximo ao Açude Cedro, 43 mm.
Para esta terça-feira e quarta-feira, chuvas em todas as macrorregiões, mais intensas no Cento-Sul; no litoral deve chover mais na madrugada e início da manhã. Nas outras regiões do Estado, no período da tarde para a noite.
Veja o Radar da Funceme em tempo real e acompanhe como está a sua região, e abaixo a meteorologista Rafaela Gomes apresenta o prognóstico para estes dias.