Mineradora pretende investir R$ 25 milhões em Quixadá (CE) na instalação de unidade de extração de lítio
A empresa DCL Minerais deve iniciar em janeiro de 2025 a limpeza e terraplanagem de uma área localizada no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá , para instalação de um complexo de extração de lítio. Por mês serão extraídas 150 mil toneladas do mineral com destino aos mercados da China, Alemanha, Canadá, Arábia Saudita e Índia.
Conforme divulgação no Diário do Nordeste, o investimento da DCL Minerais na unidade de extração com instalação será de R$ 25 milhões. O pré-contrato de transporte da matéria prima até o porto do Pecém foi assinado em setembro passado com a Transnordestina Logística. O início da operação está previsto para 2027, previsão de conclusão da ferrovia.
Ao Brasil Mineral, portal informativo especializado nessa área, o proprietário da mineradora, Daniel Correa, informou que o projeto contará com uma estrada, do galpão de britagem e estoque na área onde será feito o processo para obtenção do lítio, até um terminal de cargas com área de 350 mil m², em parceria com a Transnordestiina.
"A construção levará de três a cinco meses e serão empregadas diretamente 50 pessoas, além da geração de 150 empregos indiretos e quando estiver funcionando, serão entre 80 e 100 trabalhadores atuando no local”, explicou o empresário na entrevista ao Brasil Mineral sobre a extração de lítio, utilizado na produção de baterias como as de smartphones, computadores e veículos elétricos, e aplicações na indústria aeroespacial e farmacêutica.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, desde que não manipulados maliciosamente.