Aplicativo do TSE atualizado recebe denúncias de irregularidades durante a campanha eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou a versão atualizada do aplicativo Pardal, para denúncias de irregularidades durante o período eleitoral deste ano. O Pardal pode ser instalado, gratuitamente, em smartphones como nos iPhones.
A plataforma do Pardal foi utilizada pela primeira vez nas eleições de 2014, e nos anos seguintes foi sendo aprimorada. Através dela os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o Ministério Público Eleitoral (MPE), podem agir para coibir propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
Nas eleições municipais de 2020 o Pardal recebeu 105.543 denúncias, entretanto, dois anos depois, nas estaduais e nacionais, o número de denúncias caiu para 38.747, menos da metade em relação ao pleito anterior. O TSE justificou que o principal fator foi a pandemia da covid e em razão da extensão eleitoral; nas eleições municipais são votados prefeitos e vereadores em 5.568 cidades.
O TSE não apresentou os resultados das denúncias. Mesmo assim, fazendo a denúncia o eleitor terá uma prova digital da sua suposta irregularidade encontrada e caso nenhuma providência seja adotada poderá denunciar diretamente ao Ministério Público Eleitoral.
Siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook, YouTube, e também acesse o nosso site www.tvsertao.net