27 de março, Dia do Circo, Dia do Teatro, não havia data melhor para a Secretaria de Cultura de Quixadá inaugurar o Teatrinho de Bolso da cidade, afinal, o espaço cênico recebe o nomo do palhaço Pebinha, in memória, e o teatrinho, do humorista Velho Didi. Completando as pompas inaugurais, o espetáculo “Esperando Comadre Daiana”, nos palcos há mais de três décadas, encenado pela Companhia Livre Mente de Teatro.
Emocionados, Velho Didi e Janaína Tomé, representando a memória do seu pai, Pebinha, relembraram suas histórias e foram às lágrimas diante do Teatrinho lotado, ao perceberem a imensidão da gratidão da cultura de Quixadá aos dois personagens, simples e humildes. O secretário municipal de Cultura, Clébio Ribeiro, não esqueceu nem os saudosos amigos, o músico e compositor Guaracy Freitas, e o produtor cultural Gladson Martins.
Na cerimônia, o prefeito, Ricardo Silveira, foi elogiado pelos representantes do segmento cultural artístico, principalmente pelo espaço aberto aos profissionais da terra. Acompanhado da esposa, Yaskara Silveira, o gestor municipal assistiu a peça de inauguração do Teatrinho de Bolso Velho Didi, instalado na Sala de Espetáculo Pebinha, no prédio do Centro Cultural Rachel de Queiroz.
Adesão ao Sistema Estadual de Teatros
O representante do Sistema Estadual de Teatros (SET-CE), e do Theatro José de Alencar, Fábio Vasconcelos, assinou diante do público o Termo de Adesão do Teatrinho de Bolso Velho Didi e Sala de Espetáculos Pebinha, ao SET-CE, possibilitando a implementação de políticas de integração e incentivo ao equipamento municipal.
Agora, Clébio Ribeiro e sua equipe começam a elaborar um calendário de atrações para o público no Teatrinho de Bolso, de oficinas a apresentações teatrais. Velho Didi deverá entrar em cena, no palco do Teatrinho que recebe o seu nome, com uma homenagem especial a Pebinha, o Palhaço Parafuso. Ele não revelou mais detalhes. Será uma surpresa para o público.