A cantora Gaby Cardozo, 17 anos, foi do glamour à decepção após ser revelada em concurso musical no programa Raul Gil, no SBT. Após assinar contrato com a Way Entertainment, uma empresa especializada em produções artísticas, com sede em São Paulo, a estrela adolescente percebeu que o contrato não foi como ela esperava. A cantora fica com 30% do cachê, os outros 70% vão para a empresa.
Para piorar a situação, a cantora passou a trabalhar muito, com uma carga de até 15 horas de trabalho, entre gravações e shows. Resultado: esgotamento físico e psicológico. Ela mesma revelou as dificuldades e frustrações, num vídeo gravado e enviado a um dos maiores portais de notícias do Brasil, o G1. O caso ganhou repercussão nacional.
A redação da TVSertao.net investigou e constatou uma curiosidade. Na realidade, Gaby Cardozo, cujo nome verdadeiro é Gabrielly Bonde Cardozo, nasceu no Rio de Janeiro. Ela é filha da cantora gospel Noemi Nascimento. Ambas com muito talento. A família morava em Chaval, no interior do Ceará, e se mudou para São Paulo com a oferta da Way Entertainment.
A história completa você vê na reportagem da jornalista Gabriela Feitosa, do g1 CE: Cantora gospel de 17 anos denuncia agência de talentos por abusos trabalhistas, psicológicos e xenofobia.
Exploração corriqueira
Alguns artistas já relataram à TVSertao.net terem sido vítimas de exploração de empresários do segmento, quando precisam de contratos para cantarem até em restaurantes e barzinhos. A divisão do cachê fica na média de 60% para o agenciador e 40% para o(a) cantor(a). Há monopolização dos espaços, dificultando o acesso direto ao contratante.
Agenciadores alegam a distribuição financeira maior para eles em razão de despesas, desde o aluguel de equipamentos, sonorização e iluminação, até a divulgação do(a) artista nas redes sociais.
A TVSertao.net não cobra nada para divulgar o trabalho artístico de qualquer profissional, ou amador, mas alerta para a necessidade de quem pretende conquistar seu espaço, se tornar o empresário do seu próprio talento, e analisar bem se receber proposta de alguma agência.